Primeira edição do Jamboree Café fora do Brasil acontece a partir desta sexta-feira (27) em Punta del Este, no Uruguai. Por aqui, o festival de café especial já se consolidou como a maior reunião de "coffee geeks", que sãos os aficionados pela bebida e seus equipamentos.
Para abrir o festival, um jantar a quatro mãos, na noite do dia 27, será harmonizado com vinhos uruguaios e cafés especiais. A cozinha fica sob o comando dos chefs uruguaios Guido Ojeda, do Grand Hotel, e Laura Rosano, representante do Slow Food. Já a seleção dos grãos de coffea arabica fica a cargo de Ensei Neto, o brasileiro por trás de toda a organização do evento.
Durante o fim de semana (28 e 29), uma programação (confira abaixo) recheada de oficinas e degustações toma conta do Grand Hotel, icônico hotel de luxo da cidade. Já na segunda-feira (30), uma oficina inaugura oficialmente a escola de torra MDV Coffee Roasters na capital Montevideo.
Por fim, uma competição irá eleger os melhores baristas na extração de café em diferentes métodos de preparo e na elaboração de latte art, que são aquelas imagens confeccionadas com leite em uma xícara de espresso. Para ajudar na avaliação serão convocados os baristas Andre Martinelli (Brasil) e Daniel Calderón (Peru), além do mestre de torras Álvaro Planzo (Uruguai).
Como de costume, todo a comunicação visual é feita pelo brasileiro Daniel Kondo, que nesta edição do Jamboree homenageia o uruguaio Torres-Garcia por meio de releituras do geometrismo adaptadas ao universo do café.
Confira abaixo o menu do jantar:
Fuente: https://pensecomida.com.br
